Header Ads

Fatos curiosos que talvez você não saiba sobre o Metallica


  Os caras do Metallica já passaram por muita coisa que com toda certeza rende boas histórias, algumas dessas coisas a gente nem imagina que aconteceu. Então da uma olhada em algumas dessas curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba.

Pegadinha de primeiro de Abril 

  Antes de se tornar guitarrista do Metallica, Kirk Hamett era guitarrista do Exodus. Com a saída de Mustaine do Metallica os caras resolveram entrar em contato com o Kirk para uma audição, por coincidência isso ocorreu no dia primeiro de Abril, então ele acabou achando que o convite não passava de uma brincadeira. Kirk só foi acreditar quando os caras do Metallica entraram em contato novamente depois de alguns dias.


Amizade com o Anthrax

Metallica e Anthrax

  Em 1983 o Metallica fechou contrato com a Megaforce Records para gravar seu primeiro álbum, só que a sede da gravadora ficava em Nova York. Quando a banda foi pra Nova York eles encontraram o caras do Anthrax, outra banda de trash metal e também do Big 4, que acabaram ajudando eles a se estabelecer na cidade, chegando até a arranjar alguns móveis pros caras.


Enter Sandman foi a primeira e também a última 

  Quando os caras do Metallica começaram a criar as músicas para o Black Album a primeira melodia que ficou pronta foi a da música Enter Sandman, mas na hora de fazer a letra da música não foi tão rápido assim e ela acabou sendo a última música do álbum a ganhar sua letra.


Tensão na gravação do Black Album

 O Black Album foi produzido por Bob Rock, ele várias mudanças no processo de gravação dos caras, como fazer eles gravarem juntos no mesmo estúdio e uma das mudanças que causaram grande impacto, foi que as músicas deviam ser em torno da bateria de Lars Ulrich e que o baixo devia se comportar como um baixo e não uma guitarra.
  O clima na época das gravações não foi muito bom, tanto que durante os oito meses de gravação o baixista James Newsted, o guitarrista Kirk Hammett e o baterista Lars Ulrich acabaram separando de suas respectivas esposas. O guitarrista até chegou a dizer em uma entrevista que isso acabou influenciando no disco.
  Mas toda essa tensão foi recompensada, no primeiro mês do lançamento do Black Album foram vendidas 597 mil cópias e de acordo com a Nielsen Music, que monitora a venda de discos, o Black Album é o disco de rock mais vendido de todos os tempos.


O início da banda 

Metallica com Cliff Burton

  Lars Ulrich colocou um anúncio no jornal procurando integrantes para uma nova banda e então James Hetfield se juntou a ele e formaram o Metallica. No início da banda o fundador do Megadeth, Dave Mustaine, era o guitarrista da banda e ele acabou sendo demitido por causa de seu temperamento difícil que se agravava pelo abuso de álcool e drogas. Dave acabou sendo substituído pelo guitarrista e um dos fundadores da banda Exodus, Kirk Hammett.
  O baixista Cliff Burton acabou insistindo que a banda saísse de Los Angeles e se estabeleceram em São Francisco. Ele participou dos três primeiros álbuns da banda Kill'Em All, Ride the Lightining e o Master of Puppets, mas acabou morrendo em 1986 em um trágico acidente com o ônibus da banda e foi substituído pelo baixista James Newsted.


Os acidentes de James Hetfield 

James Hetfield com o braço quebrado
  Ele já foi substituído shows por outro guitarrista algumas vezes, em uma das vezes James estava andando de skate e acabou caindo e quebrando o pulso e ele também chegou a se queimar em um acidente em que foi atingido por fogos de artifício durante um show em 1992. Em uma dessas ocasiões o guitarrista brasileiro Andreas Kisser chegou a fazer uma audição pra tocar com o Metallica mas acabou não rolando.


Apresentação em Moscou


  O Metallica foi uma das primeiras bandas a se apresentar no festival Monster of Rock em Moscou na Rússia no ano de 1991, eles se apresentaram logo no fim da guerra fria e o show teve um público de aproximadamente 1 milhão de pessoas. Outras bandas se apresentaram no festival também, como o Pantera e também o AC/DC.


Briga judicial contra o Napster 

  No ano 2000 houve uma polêmica disputa judicial contra o Napster, um programa que foi um dos pioneiros para o compartilhamento de músicas via internet,. De início quem entrou na justiça contra o Napster foi a RIAA (Recording Industry Association of America ", em português Associação da Indústria de Gravadoras da América"), mas depois o Metallica entrou na briga e acabou influenciando vários artistas.
  Com a vitória da industria musical na justiça em 2001 o Napster teve que tirar seus servidores do ar, mas no fim de tudo os downloads ilegais continuaram a crescer e o estrago já havia sido feito.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Tecnologia do Blogger.