Header Ads

7 mulheres que influenciaram o rock


   Veja uma seleção especial sobre 7 mulheres que influenciaram o rock no Brasil e no mundo!


Patti Smith

Foto: WineNews

   Nascida em Chicago no ano de 1946, Patricia Lee Smith ficou conhecida como Patti Smith além de uma excelente cantora também é poetisa, fotógrafa, escritora e compositora. Lançou seu primeiro álbum chamado Horses no ano de 1975 trazendo para o publico assuntos políticos e sociais, pela gravadora Arista Records, sendo um dos álbuns mais aclamados pelos críticos como um dos maiores e mais influentes álbuns do Punk Rock Americano. Conhecida como "poetisa do punk", Patti Smith também lançou vários livros no decorrer de sua carreira.



Sister Rosetta Tharpe

Foto: Usa Today

   Rosetta Tharpe foi uma cantora, compositora e guitarrista de música gospel, nascida em 1915 e veio a falecer em 1973 aos 58 anos devido a um derrame e complicações da diabetes. Mas você deve estar se perguntando "como que uma cantora gospel estaria nessa lista", Sister Rosetta tinha uma mistura de blues e country music em suas músicas criando um estilo único e graças a esse estilo vários músicos mundialmente conhecidos como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Little Richard, entre outros a tem como influência. Devido a isso Sister Rosetta Tharpe foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 2017.



Joan Jett

Foto: BBC


   Joan Marie Larkin nasceu em Wynnewood em 1958, mundialmente conhecida como Joan Jett é cantora, compositora, guitarrista, baixista, produtora musical e atriz. Muita gente conhece Joan pela música "I Love Rock 'n Roll" que ficou no topo da Billboard em 1982 e também é considerada a 28ª música de todos os tempos pela Billboard, mas ela é muito mais do que isso, a guitarrista e vocalista da banda The Runnaways é conhecida por muitos como Rainha do Rock, 67ª melhor guitarrista de todos os tempos. Além disso ela foi a primeira mulher a começar sua própria gravadora a Blackheart Records.


Brody Dalle

Foto: WikiMetal


   Nascida em 1979, Bree Joanna Alice Robinson conhecida como Brody Dalle, tinha como suas primeiras influências na infância Cyndi Lauper e os Beatles. Aos 12 anos Broddy descobriu bandas como Nirvana e Hole, no ano seguinte com 13 anos ela já havia aprendido a tocar guitarra e fazia parte da Rock'n'Roll High School (RnRHS). Com influência de outras bandas de punk rock como Black Flag, Discharge e Flipper ela formou sua própria banda a Sourposs, chegando a tocar no Summersault Festival em Melbourne no ano de 1995, quando completou 18 anos Brody se mudou para Los Angeles e fundou a banda The Distillers. Com o fim da banda em 2006 ela partiu para um novo projeto chamado Spinerette e desde 2012 está em carreira solo.



Rita Lee

Foto: Teleguiado

   Rita Lee Jones é conhecida como Rainha do Rock Brasileiro. Nascida em 1947, Rita é  cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista. Ela já vendeu mais de 55 milhões de disco em sua carreira e também sendo uma das mulheres mais influentes no Brasil, tornando referência para muitos guitarristas. Sua carreira teve uma ascensão com o grupo brasileiro de rock psicodélico Os Mutantes, em 1973 formou o grupo Tutti Frutti que durou até 1978, já em 1979 Rita iniciou uma parceria com Roberto de Carvalho ganhando reconhecimento internacional, com o fim da parceria ela iniciou uma carreira solo em 1990 até 2010 em sua aposentadoria, mas isso não impediu outras parcerias no decorrer do tempo.

Cássia Eller

Foto: Ingresso Rápido

   Uma das maiores representantes do rock brasileiro nos anos 90, Cássia Rejane Eller nasceu em 1962 no Rio de Janeiro e faleceu aos 39 anos. Ela foi considerada a 18ª maior voz pela revista Rolling Stone Brasil, começou a ter interesse pela música aos 14 anos quando ganhou um violão, aos 19 se mudou para Belo Horizonte e teve que trabalhar como servente de pedreiro para se sustentar. Sua carreira musical foi breve mas Cássia chegou a gravar 10 discos, que ainda contagiam uma legião de fãs. Sua morte foi precoce devido ao estresse da sua rotina de trabalho, causando paradas cardíacas.



Janis Joplin

Foto: Biography
   Janis Lyn Joplin, nasceu em Port Arthur em 1943, é considerada a Rainha do Rock and Roll. Com sua voz marcante e uma presença singular nos palcos, Janis começou a ganhar reconhecimento ainda quando era vocalista da Big Brother and the Holding Company e depois continuou ganhando notoriedade em sua carreira solo se tornando uma lenda do rock. Sua apresentação no festival de Woodstock em 1969 é lembrada até hoje. 


Confira uma playlist especial abaixo:

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Tecnologia do Blogger.